Cirurgia feita e agora? Como lidar com o pós-operatório?

Muitos pacientes acabam tendo mais receio do pós-operatório do que da cirurgia em si. E é compreensível, porque o pós-operatório é uma fase crucial para a sua recuperação.

 

Dor, inchaço e limitação de movimentos são normais, mas podem ser amenizados com os cuidados certos. Confira:

 

  • Dor e inflamação — a minha recomendação aos pacientes inclui medicação adequada, gelo, elevação e repouso, para permitir que seu corpo comece a se recuperar;

 

  • Movimentação e fisioterapia — exercícios leves e fisioterapia também são grandes aliados na recuperação pós-cirúrgica, para fortalecer os músculos, manter as articulações ativas e acelerar a recuperação;

 

  • Cuidados gerais — realizar a troca de curativos e fazer a higiene adequada do local da cirurgia, bem como ter uma alimentação balanceada, são cuidados gerais, mas igualmente importantes nesse processo de recuperação.

 

Além desses cuidados, deixo claro para os meus pacientes que as consultas de acompanhamento são essenciais para evitar complicações e garantir uma recuperação segura.

 

Seguindo as orientações médicas corretamente, seu pós-operatório tem muito mais chances de ser tranquilo e sua recuperação mais efetiva e rápida, para você voltar às suas atividades com segurança.