Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 500 milhões de pessoas vão desenvolver doenças preveníveis até 2030, por falta de atividade física, incluindo problemas ortopédicos.
O sedentarismo leva ao desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e obesidade, condições que também podem desencadear problemas ortopédicos.
A falta de movimento aumenta a pressão sobre joelhos, quadris e coluna, causando dores persistentes que podem limitar atividades do dia a dia. Confira os principais problemas ortopédicos ligados ao sedentarismo:
- Instabilidade articular — se você não se exercita, seus músculos começam a perder volume, força e elasticidade. Então, as articulações ficam sem o suporte adequado, aumentando as chances de você sofrer lesões e fraturas por estresse, principalmente, nos joelhos e tornozelos.
- Desvios posturais — quando você passa longos períodos sentado ou deitado e não pratica atividade física para fortalecer a musculatura, isso impacta a curvatura natural da coluna, gerando desvios posturais que levam a dores crônicas.
- Enfraquecimento ósseo — sem exercícios regulares, não há estímulo para o tecido ósseo aumentar a sua densidade, levando ao enfraquecimento dos ossos e aumentando o risco de fraturas e de osteoporose.
Não espere o sedentarismo limitar a sua vida. Mexa-se! E se sentir qualquer desconforto, agende uma consulta comigo. Prevenir é sempre a melhor escolha.


