Sentir dor no joelho após realizar atividades físicas, principalmente se você estava há algum tempo sem se exercitar, é normal. Mas, em alguns casos, isso é um sinal de alerta e você deve procurar um ortopedista. E quanto mais cedo você investiga o que é, mais fácil prevenir um problema ortopédico mais grave lá na frente.
Fique atento aos sinais:
- Estalos ou crepitações – se você sofreu uma torção ou contusão no joelho ao praticar uma atividade física muito intensa e passou a notar estalos ou crepitações, pode ser um sinal de lesão na articulação e, se não tratado, pode levar a uma piora do quadro.
- Instabilidade ao caminhar – se você tem notado estalos frequentes, acompanhados de instabilidade ao caminhar, pode ser sinal de que a patela não está deslizando de maneira homogênea, o que pode indicar condições como a luxação patelar.
- Estalido, dor e inchaço – se há o estalido ou crepitação associado à dor e inchaço, pode ser sinal de uma lesão dentro do próprio tecido, sem influência direta de um fator externo, como uma pancada ou queda. E nesse caso, o tratamento deve começar o mais rápido possível.
Você se identificou com esses sinais? Se a resposta foi sim, agende uma consulta! O tratamento precoce é fundamental para prevenir problemas mais graves e garantir a sua melhor qualidade de vida.