5 lesões ortopédicas mais comuns em quem joga futebol

O futebol é um dos esportes em que as lesões ortopédicas são mais comuns, devido a intensidade e a velocidade que as jogadas acontecem. Por isso, se você gosta de praticá-lo, fique atento a essas 5 lesões:

 

  1. Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

As lesões no joelho são frequentes no futebol, principalmente, a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), que é uma das mais graves. Ela pode ocorrer durante movimentos de torção rápida, saltos ou mudanças bruscas de direção. Para evitá-la, é fundamental fortalecer a musculatura, especialmente dos músculos da coxa e quadril, além de se aquecer e alongar antes do jogo.

 

  1. Entorses

As entorses também são comuns no futebol. Elas resultam de movimentos rápidos de virada do pé durante corridas e chutes, podendo afetar joelhos e tornozelos, causando instabilidade articular e dor intensa.

 

  1. Lesões no quadril

As lesões no quadril também são comuns em quem joga futebol. Geralmente causadas por esforço repetitivo, torções ou impactos durante o jogo, elas podem ser prevenidas com o fortalecimento dos músculos ao redor do quadril e a melhora da flexibilidade da região, além da realização de aquecimento antes do jogo.

 

  1. Fraturas por estresse

No caso dos atletas profissionais, as fraturas por estresse ocorrem, em geral, pela intensidade do treinamento. Já para quem joga esporadicamente, elas podem ser causadas pelo aumento na intensidade ou duração dos jogos, sem que o corpo esteja preparado para esse esforço extra. 

 

  1. Tendinite

A tendinite é uma consequência da sobrecarga muscular e movimentos repetitivos, prática comum entre os jogadores de futebol. Nesses casos, ela afeta principalmente o tendão de Aquiles, joelhos e quadris, limitando os movimentos. Por isso, é fundamental o uso de calçados adequados, alongamento e fazer pausas para descansar.

 

Todas essas lesões são agravadas pela falta de preparação física adequada. Por isso, se você pratica esportes de alto impacto, como o futebol, inclua exercícios de fortalecimento muscular na sua rotina e, ao primeiro sinal de dor ou inchaço, entre em contato e agende uma consulta.

Minha missão

A minha missão é promover saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, minha dedicação ao bem-estar e à transformação positiva de cada paciente vai