Foram analisados indivíduos de mais de 200 países durante 30 anos e o estudo também revelou que, atualmente, 15% da população a partir dos 30 anos já começou a apresentar os primeiros sinais da enfermidade.
Baseado em minha experiência, vejo que os principais fatores que levam a esse aumento, além do envelhecimento da população, são o aumento da obesidade, o sedentarismo e a prática incorreta de atividades físicas de alto impacto.
Felizmente, a ortopedia hoje conta com alguns tratamentos inovadores para tratar a osteoartrite. Entre eles, está a proloterapia, um tratamento que eu realizo em meus pacientes e que consiste na injeção de substâncias nas áreas lesionadas para estimular o processo natural de reparação de tecidos do corpo. Dessa maneira, os pacientes conseguem ter um alívio sintomático e melhorar sua mobilidade.
Por isso, se você apresentar dor crônica na articulação do joelho, que se intensifica ao caminhar, correr ou subir escadas, agende uma consulta com ortopedista. O tratamento precoce é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida.