Você sabe como acontece a ruptura do ligamento cruzado anterior?

 

O ligamento cruzado anterior (LCA) é responsável por estabilizar o joelho. Sua ruptura é uma lesão comum em praticantes de esportes que envolvem movimentos rápidos e bruscos, como basquete e, principalmente, futebol.

 

Um impacto direto no joelho, mudar rapidamente de direção ou parar abruptamente quando se está praticando uma atividade física intensa pode colocar grande estresse no LCA, levando-o a se romper.

 

Quando você sobrecarrega os joelhos ao pular e aterrissar de forma inadequada, pode ocasionar uma torção no joelho e isso também pode provocar o rompimento do LCA.

 

Esse rompimento acontece devido o LCA ser submetido a forçar sua capacidade, se esticando demais, o que leva ao rompimento. A ruptura pode ser parcial ou completa e geralmente é acompanhada de dor intensa e inchaço rápido no joelho. Por isso, é importante procurar atendimento médico imediatamente se suspeitar de uma lesão no ligamento cruzado anterior.

 

O diagnóstico de uma lesão de LCA, geralmente, é feito através de exame físico, testes específicos de estabilidade do joelho e, também, através de exames de imagem, como ressonância magnética.

 

Por isso, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente se suspeitar de uma lesão no LCA. Agende sua consulta! O diagnóstico e um plano de tratamento adequado são essenciais para uma recuperação eficaz.