1. Fratura de quadril
A fratura de quadril é uma lesão comum em idosos e ocorre, muitas vezes, em decorrência da osteoporose, que enfraquece os ossos. Ela afeta o osso do quadril e seus sintomas incluem dor intensa na região do quadril e virilha, inchaço e dificuldade ou incapacidade de levantar e caminhar.
2. Osteoartrite
A osteoartrite é comum em idosos e é causada pelo desgaste progressivo da cartilagem que reveste as articulações, em decorrência do envelhecimento. Os principais sintomas são dor ao caminhar ou subir escadas, rigidez pela manhã ou após longos períodos de inatividade e sensação de crepitação ou estalos ao mover o joelho.
3. Entorse de tornozelo
Essa lesão acontece quando os ligamentos que sustentam a articulação do tornozelo são esticados demais ou rompidos, geralmente, após uma torção ou queda. Os sintomas incluem dor imediata na região do tornozelo, inchaço, dificuldade de movimentar o tornozelo ou de colocar peso sobre ele, e sensação de instabilidade ao caminhar.
Sendo assim, adotar medidas preventivas para evitar problemas que comprometam a mobilidade e autonomia dos idosos, como fraturas, entorses e a osteoartrite, é fundamental.
Além de cuidados com na alimentação, a prática regular de atividades físicas e manter um ambiente doméstico seguro para evitar escorregões, são medidas essenciais para reduzir o risco de lesões e promover uma vida mais ativa e independente aos idosos.