Escolher o calçado certo é essencial para evitar dores, calosidades e até problemas nos pés e tornozelos. Por isso, o calçado deve se adaptar ao seu pé, não o contrário!
Confira alguma dicas para escolher o seu próximo par de calçados:
1. Conforto é essencial
Ao experimentar sapatos, lembre-se que o conforto é o mais importante. Por isso, verifique se o contraforte (parte traseira do calçado, que envolve o calcanhar) é confortável, mas firme, para garantir estabilidade ao andar. Além disso, se forem muito largos ou apertados, os sapatos podem causar bolhas devido ao atrito.
2. Ajuste correto
Escolha um modelo que se ajuste bem aos seus pés. As laterais do calçado e a gáspea, que é a parte do calçado que cobre o peito do pé, devem ser justas, mas nunca apertadas. Calçados muito apertados limitam a circulação, enquanto os largos não oferecem estabilidade e ambos podem provocar lesões.
3. Espaço para os dedos
Sapatos com bico estreito ou sandálias com tiras apertadas e com materiais que causam atrito, podem machucar as unhas e criar calos nos dedos. Portanto, certifique-se de que esses calçados tenham espaço suficiente para seus dedos se moverem livremente.
4. Cuidado com acabamentos
Evite modelos com costuras ou acabamentos grosseiros na região da gáspea, especialmente se você tem pés cavos (com dorso mais alto). Esses detalhes podem causar desconforto e até ferimentos.
5. Palmilhas macias são suas aliadas
Calçados muito altos ou rasteiros podem causar calos na planta do pé e contribuírem para o desenvolvimento de fascite plantar. Prefira calçados com palmilhas macias e que ofereçem suporte adequado para os pés.
6. Suporte para o arco do pé
Se você gosta de usar saltos altos e finos, prefira modelos com plataforma frontal. Isso ajuda a distribuir o peso do corpo e dá suporte para o arco do pé, reduzindo a pressão no antepé, evitando dores e desconfortos.
7. Horário
O melhor horário para experimentar calçado é no final do dia ou à noite, quando os pés estão mais inchados. Assim, você evita surpresas desagradáveis e garante um ajuste mais confortável.
O tipo de calçado que você usa faz toda a diferença. Então, na hora de fazer a sua escolha, não leve em consideração apenas o estilo, mas priorize o conforto e a sua saúde ortopédica!