1. Fortalecimento muscular e baixo impacto
O samba é um estilo de dança excelente para fortalecer a musculatura das pernas. Seus movimentos podem ser considerados de baixo impacto, portanto, são perfeitos para quem quer se exercitar sem forçar excessivamente as articulações. Além disso, a prática do samba ajuda a prevenir a perda óssea (que pode ocorrer naturalmente com o tempo), contribuindo para a prevenção de lesões.
2. Equilíbrio, coordenação e prevenção de quedas
Além de prevenir a atrofia muscular, o samba também melhora o equilíbrio e a coordenação motora, benefícios fundamentais para evitar quedas. Portanto, o samba é uma excelente opção para promover a saúde óssea e o bem-estar geral de qualquer pessoa, inclusive, dos idosos.
A dança também é uma excelente escolha para ganhar condicionamento físico e melhorar a sua qualidade de vida de um jeito divertido. Mas, você deve se atentar ao calçado que vai usar, se ele é confortável.
Além disso, se você tem algum problema ortopédico ou sente dores com frequência no joelho, o ideal é passar por uma avaliação, para garantir que está tudo certo com a sua saúde óssea e articular.