Mulheres são mais propensas a ter lesões nos joelho

 

Você já sabia que as mulheres são mais propensas a ter lesões nos joelhos? Confira os principais motivos:

 

1. Anatomia e estresse nos joelhos

A pelve da mulher é mais larga e os joelhos mais arqueados para dentro, fazendo com que recebam uma pressão maior, especialmente quando os músculos da frente da coxa (quadríceps) são contraídos. Essa pressão extra pode causar mais estresse no joelho.

 

2. Força muscular

As mulheres geralmente têm menos força muscular e estabilidade articular, aumentando o risco de torções e lesões. Além disso, a posição da patela tende a ser mais lateral nelas, elevando o risco de condromalácia.

 

3. Menopausa e hormônios

Na menopausa, há a diminuição dos níveis de estrogênio, causando inflamação nas articulações, levando a dores e favorecendo o surgimento de artrite e artrose. A perda de massa óssea e muscular também contribui para a fraqueza e maior predisposição a lesões.

 

4. Salto alto

O uso constante de salto alto também prejudica os joelhos, alterando a distribuição do peso e concentrando a pressão nessa articulação. Isso aumenta o desgaste da cartilagem da patela, elevando o risco de condromalácia patelar e artrose.

 

Por isso, é importante que você faça consultas regulares com ortopedista, principalmente, ao primeiro sinal de dor, inchaço ou dificuldade de andar. Agende sua consulta!