Sabia que a perda de massa muscular impacta as articulações do joelho? 

A perda de massa muscular afeta não só a coordenação motora, aumentando o risco de quedas e lesões no joelho, como contribui para o desenvolvimento da osteoartrite, doença degenerativa que causa dor e rigidez nas articulações.

 

A perda de massa muscular aumenta a carga direta sobre a articulação do joelho, levando a um desgaste acelerado da cartilagem, além de alterar a biomecânica do joelho, aumentando o risco de torções e distensões.

 

Quem tem perda muscular também pode experimentar uma diminuição da flexibilidade e mobilidade da articulação do joelho, tornando difícil fazer movimentos básicos, como agachar ou levantar-se de uma cadeira.

 

Por isso, quando se trata de fortalecer a musculatura, sempre ressalto para os meus pacientes a importância de dar preferência por exercícios de fortalecimento ao invés de atividades leves como a caminhada, já que ela não exige um esforço muscular significativo.

 

Músculos fortes estabilizam o joelho, dão suporte para as articulações e reduzem o impacto em cada movimento. Mas, antes de começar qualquer atividade física, agende uma consulta para verificar se está tudo bem com a sua saúde ortopédica.