Por isso, se você acorda sempre com dores no corpo, precisa se atentar tanto à sua postura ao dormir, quanto ao tipo de travesseiro e colchão que você dorme. Confira:
Posição fetal
Essa posição é uma das preferidas para dormir mas, exige atenção, já que, pode gerar uma pressão na coluna vertebral. A longo prazo, isso prejudica a sua postura, causando dor. Além disso, a posição fetal pode sobrecarregar os joelhos e as articulações das pernas, pois ficam dobrados e em tensão contínua.
De barriga para cima
Dormir de barriga para cima pode piorar as dores na coluna, principalmente, se você sofre com hérnia de disco. Mas, para quem só consegue dormir nessa posição, o ideal é usar travesseiros baixinhos embaixo dos joelhos, para melhorar o alinhamento da coluna e dos quadris, além de ajudar a reduzir a pressão nas articulações do joelho.
Dormir de bruços
Essa é a posição menos indicada para dormir, porque ela desalinha sua coluna. Além disso, ao dormir de bruços, a rotação do quadril e o desalinhamento da coluna sobrecarregam as articulações dos joelhos e tornozelos, podendo acelerar o desgaste dessas articulações.
De lado
Dormir de lado com a cabeça apoiada no travesseiro e outro travesseiro no meio das pernas é a posição mais recomendada para dormir, pois ajuda a manter a coluna alinhada, evita uma pressão excessiva nas articulações dos joelhos e quadris e sua respiração acontece de forma tranquila durante o sono.
Travesseiro
Evite travesseiros muito baixos ou muito altos. O ideal é que seu pescoço fique bem apoiado, alinhado com a coluna e os ombros. O travesseiro deve acomodar apenas a cabeça e o pescoço, os ombros, não.
Colchão
O tipo de colchão influencia em como você acorda. Colchões de espuma são ideais para quem dorme de barriga para cima, pois oferecem mais firmeza; já os de molas são melhores para quem dorme de lado, pois acomodam a pressão do ombro e do quadril sem tensionar a coluna.
Como ortopedista, sempre aconselho meus pacientes a se atentar aos detalhes, porque pequenos ajustes fazem uma grande diferença na prevenção de problemas ortopédicos. Por isso, se você acorda sempre com dores no corpo, precisa se atentar tanto à sua postura ao dormir, quanto ao tipo de travesseiro e colchão que você dorme.
Cuidar da saúde começa com gestos simples de autocuidado!